09 junho, 2015

Diz que hoje é dia do melhor amigo

     No último ano perdi uma amiga que chamava de melhor; Perder é uma palavra forte e que dificilmente uso sem ser quando a relaciono com algum objecto (e ai sim tem um significado normal). Com essa perda ocorre-me as palavras forte e difícil,mas como em tudo, há uma lição a tirar...
     Dar mais valor a palavras e também a atitudes, pois é com pequenas coisas que chego a conclusão, que o que foi escrito não é imortal, que há coisas que ficam no passado e que nem o "para sempre" que tantas vezes ouvi, dura uma vida inteira.
     Momentos não passam de uma memória fotográfica, assim como fotografias de um click num botão. O "Amo-te" está tão banalizado e tão vulgar que é equivalente a um "Nada-te",até quem chamavas de irmã se tornou uma estranha ou uma recordação (ainda que boa).
     ...Dou mais valor à família, esses que sei que serão sempre os Melhores, esses que "não se esquecem e não se abandonam" seja quais forem as dificuldades.
     ...Dou valor a muito poucos que também fazem parte dos meus melhores, porque apesar de tudo nunca saíram daqui, nem que seja do lugar que ocupam no coração.
     Costumava dizer "melhores amigos são a família que escolhemos" e só passado muito tempo de o afirmar convictamente, venho a discordar comigo mesma, porque os amigos não se podem meter numa gaveta ou simplesmente tê-los na palma da mão e guardá-los pois como disse o "Para Sempre" não é eterno.
     A frase que me vem a cabeça é "Nada é eterno, o café esfria, o cigarro apaga, o tempo passa e as pessoas mudam" (Caio F. Abreu)  ; por isso a única coisa a tirar da vida é o melhor, aproveitar o dia-a-dia com quem nos é querido, com um grande sorriso no rosto e quando por alguma razão se olhar para trás, continuar com o mesmo sorriso ainda que por vezes com uma lágrima no canto do olho; pois há coisas positivas que infelizmente o lugar delas é mesmo lá atrás.

     Aos meus melhores, agradeço não só hoje, mas cada dia por estarem comigo, e por ainda haver coisas que conseguem fortalecer e manter essas relações. Que os grandes momentos não virem memórias do passado, mas que existam novos que de tão bons não saiam da cabeça a todo o momento. Que os sorrisos se mantenham por tantos anos e que mesmo sem dentes eles não se tornem tímidos. Mas mais importante, que não saiam do coração nunca, porque infelizmente já sei qual é a sensação de ter um lugar vago insubstituível, um buraco impossível de tapar e um vazio inexplicável, no coração .


1 comentário: