08 março, 2010

É o suficiente!

' Vi no aeroporto, uma mãe com a sua filha despedindo-se...
Anunciaram a partida, elas abraçaram-se e disse a mãe : " Eu amo-te filha. Desejo-te o Suficiente." . E a filha respondeu : " Mãe as nossas vidas juntas, têm sido mais que o Suficiente. O teu amor é tudo o que sempre precisei, e também te desejo o suficiente. "
Abraçaram-se novamente, e a filha partiu...
A mãe seguiu em minha direcção, e encostou-se a parede, a meu lado. Consegui ver que ela queria, e precisava de chorar. Tentei não me intrometer, mas ela olhando-me nos olhos perguntou-me : " Você já se despediu de alguém sabendo que era para sempre ? ". Já - respondi. Minha senhora, mas porque foi para sempre ?.. " Estou velha e ela vive tão longe daqui. Tenho desafios á minha frente, e a verdade é que a próxima viagem dela para cá será no meu funeral " - Respondeu-me ela.
Sem alguma resposta possível, perguntei : " Quando se estavam a despedir, ouvi-a dizer - Desejo-te o suficiente - posso saber o que significa ? "
Ela começou a sorrir. "É um desejo que tem sido passado de geração em geração na minha família...
Quando dizemos "Desejo-te o suficiente", estamos a desejar,
uma vida cheia de coisas boas o suficiente para que a pessoa se ampare nelas.
Então virou-se para mim, e disse, como estivesse recitando:
Desejo-lhe sol,
o suficiente para que continue a ter essa atitude radiante.
Desejo-lhe chuva,
o Suficiente para que possa apreciar mais o sol.
Desejo-lhe felicidade,
o Suficiente para que mantenha o seu espírito alegre.
Desejo-lhe dor,
o Suficiente para que as menores alegrias na vida pareçam muito maiores.
Desejo-lhe que ganhe,
o Suficiente para satisfazer os seus desejos materiais.
Desejo-lhe perda,
o Suficiente para apreciar tudo que possui.
Desejo-lhe "olás" em número,
Suficiente para que chegue ao adeus final.
Ela começou a soluçar, e foi embora...
Dizem que se demora um minuto para encontrar uma pessoa especial, uma hora para apreciá-la, um dia para amá-la... Mas é preciso uma vida inteira para esquecê-la !!

2 comentários:

  1. Durante toda a minha vida já vivi muitas despedidas. Despedidas alegres, despedidas habituais, despedidas comprometedoras, despedidas para a vida… Em todas elas desejei o melhor. Se calhar devia ser mais modesta e desejar apenas o suficiente, mas a ambição foi sempre o meu forte…
    Desejo o melhor, para a maior.
    Ção

    ResponderEliminar