Sabes aquela miúda que passava a tarde na praia à torra do sol?
Aquela que dizia “não preciso de por protetor, saí agora da água”?
Pois é… tem cancro de pele!
Como diz a minha mulher: “esta não é uma sentença de morte”, é só mais um abanão da vida para teres mais atenção a ti e ao teu corpo.
O Bráulio, é um Melanoma Maligno que apareceu na minha barriga, sem pedir nem avisar. Como é uma zona do corpo que está bem à vista (ao contrário das costas por exemplo) consegui acompanhar o seu crescimento.
Apareceu como uma pinta de sangue e rapidamente mudou de cor, começou a crescer em tamanho e a ficar com uma forma estranha (não redonda).
Falei com o médico de família que não deu muita importância e por essa razão também fiquei mais descansada pois era só mais 1 dos 6483 sinais que devo ter.
Passados 4 meses vou a uma consulta de dermatologia mostrar uma mancha que me aparecera no lábio e uma alergia nas mãos… teimosa como sou digo à médica como quem não quer a coisa “tenho aqui um sinal na barriga que se tem vindo a alterar, já falei com o médico de família mas não deu muita importância…”.
Quando vê o Bráulio pede também às colegas para analisarem e rapidamente diz “é para tirar já hoje e vai para análise”.
Depois da ansiedade, de quem nunca passara por uma situação destas anteriormente aparecer… lá fui rapidamente assinar a papelada e deitar na maca do ambulatório para tirar o sinal.
Ficaram de me ligar em 2/3 semanas, e o nervosismo foi aumentando ao longo do tempo, passou o natal, chegou o ano novo… e nada!
No dia 16 de janeiro recebo uma chamada da médica que me diz “é um tumor.. chama-se Melanoma Maligno” (eu pessoalmente, acho que Bráulio fica-lhe melhor). Basicamente vou fazer uma nova cirurgia para retirar margens maiores do Bráulio e para garantir que não ficou lá mais nada.
E depois… depois é muitos ter muitos cuidados com o sol e uma vigilância apertada à sinalética que há neste corpo.
Lembras-te daquela miúda que passava a tarde na praia à torra do sol? Vai virar a polícia do protetor solar!